Páginas

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Significado das bandeiras da formula1

O SIGNIFICADO DAS BANDEIRAS DA FÓRMULA 1


Quando algo que ocorre na pista necessita da atenção de todos os pilotos, são exibidas bandeiras coloridas próximas a linha de chegada/largada. Os pilotos também podem ser avisados pelo rádio, pelos chamados spotters, mas como estes avisos normalmente são críticos e o rádio pode apresentar problemas durante um Grande Prêmio, usa-se o método das bandeiras que é mais prático e seguro.
Veja os significados:
BANDEIRA QUADRICULADA:
Indica o fim da prova.
BANDEIRA AMARELA:
Indica perigo à frente, ou em naquele setor. Quando a bandeira amarela é agitada o piloto deve reduzir a velocidade e é proibido ultrapassar.
BANDEIRA AZUL:
O piloto que recebe a bandeira azul está uma volta atrás do piloto que vem logo atrás, então a bandeira azul é agitada para que ele permita a ultrapassagem. O piloto deverá conceder a ultrapassagem em até 3 curvas após o local onde a bandeira foi agitada, se não o fizer pagará uma punição passando pelos boxes sem parar, ou ficando parado 10 segundos.
BANDEIRA VERDE:
Indica que não há mais perigo e a pista já está liberada. Geralmente a bandeira verde é agitada logo após a bandeira amarela.
BANDEIRA VERMELHA:
Indica que a corrida foi interrompida ou paralisada por acidente nas duas primeiras voltas, problemas meteorológicos ou acidentes muito graves que impedem a passagem dos carros por algum ponto da pista. Na bandeira amarela houve um acidente, mas os carros podem passar pelo local em baixa velocidade, já na bandeira vermelha houve um acidente que bloqueou a pista.
BANDEIRA LISTRADA EM AMARELO E VERMELHO:
Indica pista escorregadia ou com óleo derramado.
BANDEIRA BRANCA:
Indica a presença de carro lento na pista. Pode ser a presença de algum carro prestando serviços na pista ou uma ambulância.
BANDEIRA METADE PRETA METADE BRANCA:
Indica que o piloto teve uma atitude antidesportiva e esta deve ser corrigida o mais rápido possível para evitar a desclassificação do mesmo.
BANDEIRA PRETA:
Indica que o piloto que recebeu esta bandeirada foi desclassificado por descumprimento de uma regra ou por não ter se crrigido após a bandeira metade preta metade branca. Geralmente o piloto que ultrapassa com bandeira amarela, ou que sai ou entra nso boxes com eles fechados recebem essa bandeira, além daqueles que não cumprem a punição estabelecida pela direção de prova.
BANDEIRA PRETA COM UM CÍRCULO LARANJA:
Indica que há um problema técnico e o piloto deverá retornar aos boxes. Geralmente é utilizada quando o rádio está com defeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário