Páginas

sábado, 22 de junho de 2013

Manifestantes ainda protestam apesar de a passagem ter sido baixada

Manifestantes continuam nas ruas com novas demandas.
IARA VOROS - RD: Apesar de as sete cidades do ABC terem reajustado a tarifa de ônibus no início da tarde desta quinta (20), um grupo de aproximadamente 500 manifestantes deu continuidade aos protestos na rodovia Anchieta, em São Bernardo. "Manteremos nossos atos contra tudo o que há de errado, principalmente a corrupção em todo o País", defendeu Gustavo Carvalho da Silva, um dos participantes.

A manifestação terminou por volta das 22h, com a intervenção da Polícia Militar por conta da atuação violenta de grupos que destruíram lojas, depredaram telefones públicos e atearam fogo em um ônibus entre a rua Marechal Deodoro e avenida Brigadeiro Faria Lima, no centro.

As manifestações continuarão nos próximos dias, com reivindicações a respeito da PEC-37, os serviço de saúde, falta de qualidade no ensino público e os recursos investidos na Copa do Mundo de 2014. Para esta sexta-feira (21) está confirmado novo protesto em Santo André, às 17h, com concentração no Paço. O trajeto será feito pelas principais avenidas da cidade: Industrial, Dom Pedro, Queiróz Filho e Perimetral.

"Vamos protestar também a favor da transparência dos gastos públicos em todas as esferas do poder", comentou Marianna Fanti, uma das organizadoras do movimento no ABC. Segundo a jornalista, de Santo André, já foi feito diálogo com o Executivo e o Departamento de Trânsito acompanhará a movimentação para evitar problemas.

Em São Bernardo, ainda não foi definido se novo protesto ocorre nesta sexta, porém o grupo já tem manifestação programada para 1° de julho.

Tarifa justa

Outra ala que promete continuar batendo nas portas dos prefeitos da região para discutir o reajuste da tarifa é o Comitê Regional Unificado Contra os Aumentos das Passagens de Ônibus no ABC. O grupo aguarda reunião com os mandatários para solicitar a revogação imediata das tarifas de ônibus, ou seja, que as passagens nas sete cidades voltem a ter o mesmo valor fixado em 2012, e não apenas a redução de R$ 0,20.

"A partir daí, queremos abrir um processo de análise de planilhas de composição da tarifa, para avaliarmos se é possível chegar a um preço justo. Isso inclui debater a redução da margem de lucro dos empresários, que vai além da aplicação de isenção de impostos na tarifa", sustentou Marcelo Reina, um dos líderes do movimento.

Fonte: Repórter Diário - Busologia Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário